Divulgamos o livro “Gosto, logo existo: Redes sociais, jornalismo e um estranho vírus chamado fake news” de Isabel Meira com ilustração de Bernardo Carvalho. Edições Planeta Tangerina.
SINOPSE
Quando nasceste já estava tudo ligado e nem te parece possível que o mundo funcione de outra forma. No entanto, a internet mudou – e ainda está a mudar – muita coisa no mundo, incluindo o jornalismo. Através da internet, apareceram gigantes invisíveis como a Google e o Facebook que, não sendo empresas de jornalismo, transformaram a nossa forma de aceder à informação. Nas redes sociais, as notícias parecem supersónicas e as visualizações, os likes e as partilhas podem chegar aos milhões. O problema é que os rumores, os boatos e as mentiras também. Habituámo-nos a receber a informação e a desinformação que nos chega através de algoritmos secretos. Vivemos numa enorme bolha de likes e partilhas.
Mas será que conhecemos bem as regras do jogo?
Num tempo em que as plataformas digitais fazem parte do nosso quotidiano é importante (re)pensar as questões de segurança na utilização da internet.
Comentarios