top of page
  • Foto do escritorBiblioteca Escolar do Agrupamento do Vale de S. Torcato

CNL 2023 – Fase Intermunicipal

Atualizado: 2 de mai. de 2023


No âmbito da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027, a Câmara Municipal de Vizela, através da Biblioteca Municipal, realizou hoje, dia 28 de abril, a prova oral tendo sido apurados 8 alunos, dois por cada nível de ensino (1º, 2ª, 3º ciclos e secundário), para a fase Nacional que se realiza, no dia 3 de junho, em Lisboa.

Felicitamos, o aluno Elias Ismael El Hayar Duarte, do 1º ciclo da EB de Mosteiro, que, graças ao seu brilhante desempenho, estará na final nacional a representar não só o nosso agrupamento mas também o nosso concelho e o CIM do Ave.

A Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura foi constituída por duas provas de conhecimento, uma escrita e outra oral.

Na prova escrita, que decorreu no passado dia 26 de abril, em formato on-line, participaram 128 alunos, oriundos dos concelhos de Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Famalicão e de Vizela. Desta foram apurados cinco alunos, por cada nível de ensino, para a prova oral.

A prova oral realizada esta sexta-feira teve dois momentos distintos: a prova de leitura expressiva e a prova de improviso. Na prova de leitura expressiva cada aluno leu em voz alta um excerto da obra escolhida para a prova escrita durante o tempo máximo de um minuto. Na prova de improviso os alunos escolheram um número e criaram uma história a partir de uma frase associada a esse número.



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page